sábado, 5 de março de 2016

O QUE QUEREMOS DIZER COM “A DIGNIDADE E A SANTIDADE DO LAR”?


DIGNIDADE A dignidade do lar significa que o valor deste é visto e sentido por quem faz parte dele. No dicionário Webster, a palavra dignidade significa “merecer reconhecimento graças a uma mudança no caráter e na aparência”. A combinação de merecimento, caráter e aparência define dignidade. Um lar que tem dignidade tem padrões de ordem e criatividade com as características divinas de amor, honestidade e lealdade.

SANTIDADE A santidade do lar significa sua pureza de coração e de propósito, sua integridade e sua pureza, em todos os aspectos. O lar é um dueto entre devoção e honraria – devoção a Deus e honraria aos outros. O lar é o santuário em que a alma humana é recarregada, renovada, refrescada e restaurada.
Leia o que outros autores disseram sobre a santidade do lar para o coração humano:
Quando realmente se sente em casa, você se rodeia com as pessoas que ama, os objetos que estima, as memórias que a aquecem e as ideias que a motivam. 
O lar é “[...] o lugar duradouro do afeto”. 

Ao cuidar do lar, você usa sua mente, seu coração e suas mãos para criar esse lar – para que ele seja o lugar em que você viverá os momentos mais importantes da sua vida particular. 
O lar é onde o coração humano é formado.
O lar deveria ser nosso bem mais valioso. Entretanto, mais e mais mulheres estão dedicando grande parte de sua energia em coisas que estão fora de casa. Infelizmente, ambições como “possuir ensino superior” e “construir uma carreira” têm minado os valores do lar, seus Princípios Essenciais

UMA EXPERIÊNCIA DIVERTIDA QUE ABRIRÁ SEUS OLHOS Eu desafio você a fazer o seguinte exercício para medir seus verdadeiros valores. Talvez seja necessário fazer uns ajustes no seu dia a dia, e esse pode ser um bom começo para restaurar a dignidade e a santidade do seu lar.
Faça uma programação para uma semana, marcando as atividades de cada pessoa de sua família. 

 Escreva o que cada pessoa faz em cada dia. Inclua: 
•  compromissos •  atividades 
•  tempo indefinido (descreva como “em frente à TV”, “ao computador”, “falando ao telefone”, “brincando ou jogando”, “visitando os amigos”)
 No fim da semana, crie um quadro com colunas. 
•  Escreva um de seus valores no topo de cada coluna 
•  Deixe algumas colunas em branco (para serem preenchidas durante o próximo passo)

Categorize e liste cada atividade na coluna de acordo com o valor correspondente. Veja alguns exemplos: 
•  Ir ao trabalho valor: trabalho 
•  Jogar ou brincar valor: recreação 
•  Jantar com o marido valor: casamento 
•  Orar, ler a Bíblia, ir à igreja valor: crescimento espiritual
Avalie os resultados. 

Exemplos de observações que podem ser feitas: 
•  Há recreação demais e trabalho de menos. 
•  Há trabalho demais e tempo insuficiente em família. 
•  Há entretenimento demais e pouco crescimento espiritual.

Compartilhe os resultados de seu estudo com os membros de sua família. 
Incentive a mudança onde ela for necessária. Traga integridade à sua família enquanto trabalham juntos para mudar suas atividades diárias, de modo que reflita o que você acredita ser realmente importante e, melhor ainda, o que Deus diz ser importante.

- via A EXPERIÊNCIA DO LAR Santuário de amor - Devi Titus.

Como atrair o Favor e a Benção de Deus

Deuteronômio 5:16 “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que t...