terça-feira, 1 de novembro de 2016

Ajudando o líder a superar problemas pessoais



Às vezes os problemas na célula não têm qualquer relação com dinâmicas da célula ou problemas entre membros da célula. Em vez disso, eles podem ser vestígios de pecado na vida do líder. Como supervisor, você pode perceber que algo está errado com o líder de célula, mas não pode explicá-lo. Há uma apatia. Uma esquiva. Lembro-me de um líder que deixou de compartilhar em profundidade, mantendo nosso relacionamento em um nível superficial. Esse comportamento era estranho para esse líder em particular. Mais tarde, descobri que ele estava tendo um caso, e lhe foi pedido que deixasse sua posição de liderança.
Quero encorajá-lo a falar sobre coisas espirituais durante o tempo de mentoria. Pergunte o que Jesus está fazendo na vida de seus líderes. Líderes devem ter ampla oportunidade de falar sobre questões espirituais. E lembre-se de gastar tempo em oração com seus líderes.
Porém, mesmo com essas medidas de segurança, especialmente se o líder estiver fortemente enganado, o pecado pode seguir despercebido por um tempo. As palavras da Bíblia, em Números 32.23, entretanto, sempre se realizarão: “Porém, se vocês não cumprirem o que estão prometendo, estarão pecando contra o Senhor. E fiquem sabendo que vocês serão castigados por causa dos seus próprios pecados”. A mentoria constante apressa esse processo.
Outros problemas que afetam o líder são mais gerais em natureza e não têm nada a ver com pecado (por exemplo, emprego, finanças, casamento, etc.). Porém, se esses problemas não forem resolvidos, irão afetar o líder e podem afetar a célula. Por exemplo, você, como supervisor, pode precisar oferecer informações sobre:
  • Como encontrar um emprego (por exemplo, oferecendo informações de contato, indicando um site na Internet, recomendando um livro ou um programa de administração financeira);
  • Como lidar com finanças (por exemplo, mostrando ao seu líder o que fazer, recomendando um seminário sobre orçamento);
  • Como melhorar o casamento (por exemplo, aconselhamento pessoal, recomendando um conselheiro ou outro recurso).
Supervisores eficazes se preocupam com todos os aspectos da vida do líder. Um supervisor disse: “Meu primeiro equívoco em relação à supervisão era de que ela tinha a ver principalmente com desenvolvimento de habilidades de liderança. Pensei que precisava apenas transmitir tudo que eu sabia sobre liderar um grupo pequeno, como por exemplo facilitar uma discussão em grupo ou como fazer no momento de oração na célula ou como gerar uma nova célula. Embora o desenvolvimento de habilidades na liderança seja uma parte importante na supervisão, não é apenas isso. O que aprendi foi que a supervisão também está relacionada com o desenvolvimento pessoal. Como supervisor, não posso me preocupar apenas com as habilidades de liderança de uma pessoa. Preciso também garantir que a vida pessoal e espiritual do líder estejam sendo desenvolvidas ao mesmo tempo que desenvolve suas habilidades como líder”.
As habilidades de liderança são muito importantes, mas a vida pessoal do líder também afetará sua liderança.

VOCÊ DEVERÁ ASSUMIR SOMENTE UM DESÍGNIO DADO OU APROVADO POR DEUS

Deus nunca sustentará o que Ele não originou. Ideias são opções. Ordens de Deus não são. A sua imaginação pode produzir milhares de ide...