terça-feira, 8 de novembro de 2016

O que é uma pessoa com o espírito de Jezabel?


De acordo com alguns cristãos, o espírito de Jezabel é um demônio que influencia alguém a ser dominador e manipulador, promovendo a idolatria e outros pecados. A Bíblia não fala sobre um “espírito de Jezabel”. Jezabel era uma rainha muito ruim do Velho Testamento.
A rainha Jezabel, esposa do rei Acabe, ficou conhecida por sua crueldade e idolatria. Ela promoveu a adoração a um deus falso, chamado Baal, e tentou matar todos os profetas de Deus! Acabe, que também era muito ruim, ajudou Jezabel a cometer várias atrocidades (1 Reis 21:25-26). Jezabel não tinha escrúpulos. Ela até manipulava julgamentos e matava pessoas inocentes para conseguir o que queria.
Em Apocalipse, Jesus deu um aviso à igreja em Tiatira sobre uma mulher chamada Jezabel, que dizia ser profetisa. Seu nome provavelmente não era Jezabel mas ela era parecida com a rainha Jezabel. Essa mulher conseguiu enganar alguns crentes, desviando-os do evangelho (Apocalipse 2:20-21). Ela promoveu a idolatria e a imoralidade sexual (provavelmente associada a rituais idólatras).
Jezabel não se arrependeu de seu pecado, por isso Deus prometeu trazer desgraça sobre ela. Essa Jezabel estava ensinando uma doutrina sobre “os profundos segredos de Satanás”, provavelmente levando pessoas a se envolverem com demônios e ocultismo (Apocalipse 2:24-25).

Significado popular do espírito de Jezabel

Algumas pessoas acreditam que existe um demônio que influencia pessoas como essas duas mulheres da Bíblia. Esse é o espírito de Jezabel. A Bíblia não diz se o espírito de Jezabel existe. Uma pessoa com “o espírito de Jezabel” pode ser uma pessoa influenciada por um ou vários demônios, ou alguém com certas caraterísticas negativas que se tornam piores por causa de uma vida de pecado.
Analisando as vidas das duas mulheres chamadas Jezabel na Bíblia, elas tinham algumas caraterísticas parecidas:
  • Poder – ambas abusavam de sua autoridade e estatuto
  • Manipulação – as duas induziam outras pessoas a fazer coisas erradas, usando métodos desonestos
  • Idolatria – cada uma desviava as pessoas para adorar deuses falsos
Se alguém tem o espírito de Jezabel, terá essas três caraterísticas. O espírito de Jezabel só tem poder onde existem pessoas como Acabe: pessoas com autoridade que toleram e até apoiam a idolatria e o pecado de Jezabel. Tanto homens quanto mulheres podem ter as caraterísticas de Jezabel.
Não é bom se apressar para acusar alguém de ser uma Jezabel. Muitas pessoas têm acusado mulheres honestas, tementes a Deus, de ter o “espírito de Jezabel” só por terem uma opinião diferente. Mas se a pessoa não está induzindo à idolatria, não tem o espírito de Jezabel.



Billy Graham: “Um bom casamento envolve a esposa, o marido e Deus”

Um bom casamento não é algo que simplesmente acontece. Ele precisa de cuidados constantes. Você já teve um jardim? Se sim, você sabe q...