sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Encontrado o local onde Jesus multiplicou pães e peixes

Sítio arqueológico próximo ao Mar da Galileia, no Lago de Tiberiades, teria conservado restos de Betsaida (Julias), local do milagre.

Arqueólogos israelenses afirmam ter encontrado o local onde Jesus multiplicou pães e peixes. Além disso, seria o local onde os discípulos Pedro, André e Felipe moraram.
A região próxima ao Mar da Galileia, no Lago de Tiberiades, teria conservado restos de Betsaida (Julias), o povoado onde aconteceu o milagre da multiplicação.
O local passou a ser chamado atualmente como Reserva Natural do Vale de Betsaida e fica localizado na porção nordeste do Mar da Galileia.
A equipe de pesquisadores formada por 25 pessoas, entre arqueólogos e voluntários, fez diversas escavações no local.
Em entrevista dada à Agência EFE o arqueólogo Mordejai Aviam, do Kinneret Colege, em Israel, afirmou ter encontrado o local da multiplicação milagrosa.
“Encontramos o que parece ser a cidade dos três apóstolos, onde Jesus multiplicou os pães e os peixes”, disse.
Mordejai Aviam trabalha no local há três anos e anunciou que as escavações localizaram diversos objetos que remetem aos primórdios do cristianismo.
Entre os materiais, estão uma capa do período das cruzadas, uma feitoria de açúcar datada do século XIII, um mosteiro e uma construção que pode ter sido uma igreja.
Os pesquisadores também encontraram restos do período bizantino durante uma escavação de dois metros abaixo do solo.
Em 2014 uma peça de cerâmica havia sido encontrada, o que levou a equipe a concentrar seus esforços no local.
Os estudiosos duvidavam que fosse possível encontrar algo histórico naquele local, mas com o achado pesquisadores ficaram otimistas em suas buscas.
“Existem moedas, cerâmica, um mosaico, paredes e um banheiro de estilo romano”, disse Aviam.
Os pesquisadores acreditam que o achado não é apenas parte de um pequeno povoado, mas uma grande metrópole romana subsistia naquela localidade.

Multiplicou Pães e Peixes

No Novo Testamento a história é narrada após a morte de João Batista, quando Jesus decide ir para o local e é seguida por uma grande multidão.
Após se estender em seus ensinamentos, Jesus é questionado pelos discípulos sobre como alimentariam aquela grande multidão, pois não havia alimento suficiente para todos.
Jesus então tomou os cinco pães e dois peixes que foram coletados e, após abençoar, passou a distribuir o alimento que se multiplicava.
“E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, 12 cestos cheios”, diz o trecho de Mateus 14.20.
Segundo a Bíblia, foram quase 5 mil homens, sem contar mulheres e crianças, que foram alimentados durante o milagre.
-via Revival Times





Billy Graham: “Um bom casamento envolve a esposa, o marido e Deus”

Um bom casamento não é algo que simplesmente acontece. Ele precisa de cuidados constantes. Você já teve um jardim? Se sim, você sabe q...